As exportações portuguesas intracomunitárias lacticínios registaram em Janeiro de 2016 uma evolução bastante favorável, registando-se um crescimento quase generalizado das exportações e uma diminuição das importações.
No referido mês, Portugal aumentou, em quantidade, a exportação de manteiga (21%), queijo (14%), leite em pó desnatado (37%), leite em pó inteiro (73%) em relação a igual período do ano passado. Apenas no soro em pó (-7%) queijo se verificou uma descida das exportações para a União Europeia no período em análise.
Em relação à importação de lacticínios, verificou-se uma diminuição na importação de todos os produtos, nomeadamente manteiga (-34%), queijo (-3%), de leite em pó desnatado (-33%), leite em pó inteiro (-45%) e de soro em pó (-6%).
Apenas no caso do queijo o balanço entre quantidades exportadas e importadas é desfavorável para Portugal. A manteiga e o leite em pó desnatado têm apresentado uma evolução muito positiva desde 2013, com os valores das exportações a crescerem de forma sistemática.
Fonte: Observatório Europeu do mercado do leite